Notícias

5 filmes que todo gestor de RH deve assistir


É difícil encontrar alguém que não goste de assistir filmes. Uns, até fazem disso um hobby, levado muito a sério. O mais interessante sobre a sétima arte é que, além de entreter, também traz uma boa carga de conhecimento ao telespectador que, ao final de um filme marcante, reflete sobre a história, e em muitos casos se inspira nos personagens.

Ao assistir um filme, muitas vezes o esperado é espairecer a mente das preocupações do cotidiano. Porém, o que acaba ocorrendo, é que durante esse momento de lazer, muitas informações são absorvidas. E é impressionante como as grandes histórias deixam suas marcas, sem que a gente nem perceba.

E hoje, para abordar o assunto gestão de pessoas de uma forma mais leve, sugerimos que você aproveite um dos próximos feriados que virão por aí, para relaxar e, como bônus, ainda aprender mais sobre sua profissão ou área de atuação. Não é uma boa ideia?

Listamos para você, 5 filmes que todo gestor de RH deve assistir para se motivar com exemplos de como agir ou não dentro da empresa em que atua. O sofá te espera, então prepare a pipoca!


1- Invictus

Estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon, esse drama é baseado em um livro que conta como o esporte pode unir as pessoas. Mostrando a história de um dos maiores nomes da história mundial, Nelson Mandela, que enquanto presidente da África do Sul, quis unir o povo de seu país, brancos e negros em um mesmo ideal: o respeito entre os povos.

Ao sediar a Copa do Mundo de Rugby em 1995 em seu país, a Seleção Sul-Africana de Rugby vence seus jogos e a final contra a seleção neozelandesa, estimada como a melhor do mundo no Rugby. O presidente sul-africano e o treinador desse time, com boa liderança, motivaram e inspiraram seus jogadores com muita perseverança.

Esse filme mostra que uma equipe unida, engajada e comprometida, motivada por líderes que fazem parte da mesma, é muito mais poderosa e consegue atravessar os obstáculos, vencer as dificuldades e fazer entregas campeãs.

movie-reel-projector-film-cinema-entertainment



2- O Poderoso Chefão

Se você já viu a sequência desse clássico, poderá assistir de novo com um novo olhar. Estrelado por atores renomados como Marlon Brando, Al Pacino e Robert DeNiro, conta histórias de uma família mafiosa que tenta desmantelar seus inimigos.

É um filme que mostra o valor de manter um bom relacionamento com as pessoas, ter um bom network, ajudando para ser ajudado. Mostra que conhecer a pessoa certa para determinados trabalhos, pode influenciar muito os negócios de uma empresa.

O filme também mostra que ser paciente, pode ajudar a manter o autocontrole, usando de inteligência emocional para a tomada de decisões dentro de uma corporação. Lições de negociação também são notórias, nesse que é considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema.

SONY DSC



3- Moneyball – O Homem que mudou o jogo

Mais uma vez o esporte aparece para unir e motivar as pessoas, e não apenas gestores de RH. Estrelado por Brad Pitt, inspirado numa história real, a obra conta como o gerente do time de baseball Oakland Athletics, que tinha escassos recursos financeiros, deu a volta por cima e superou suas dificuldades.

Desanimado com o desempenho ruim de seus jogadores no último campeonato, o gerente consegue driblar o problema financeiro com um sistema de estatísticas que avalia o melhor que há em atletas que não estão nos grandes times, contratando-os e motivando-os a desempenharem esse melhor.

É um filme com boas noções de estratégias de negociação, administração financeira e gestão de pessoas – em especial, no exercício de perceber o que cada um tem de melhor e permitir que atue demonstrando isso.

 

hipster-crate-film



4- Clube da Luta

Também estrelado por Brad Pitt, junto de Edward Norton, Clube da Luta conta a história de um investidor de seguros desanimado com sua vida mediana, apesar de seu bom emprego. Após uma viagem onde conheceu Tyler Durden, outro personagem da trama, sua vida muda radicalmente.

Além de um filme inspirador para a vida, nos fazendo refletir sobre o que nos faz feliz e é realmente importante, mostra a um profissional de RH, que o capital humano de um empresa é o seu bem mais precioso, já que sem isso empresa não opera. Nem sempre o dinheiro é a principal motivação, e em muitos casos, para manter colaboradores engajados, é necessário investir com empenho em diversas ações dentro da empresa.

 

popcorn-snack-food-delicious-treat-movie-cinema



5- O que você faria?

História de executivos que vão participar de um processo seletivo para uma vaga de emprego, onde precisam enfrentar o Método Gronholm, um critério de análise que coloca os candidatos em situações que podem os levar a alto grau de estresse.


Com regras pré-estabelecidas, o objetivo é mostrar as habilidades de cada candidato, com situações intensas e submetidos a emoções que muitas vezes não são enfrentadas no dia a dia de uma empresa, por isso é um método muito radical.


É um filme que faz um gestor de RH refletir sobre suas estratégias de recrutamento, considerando equilíbrio emocional e comportamental, sem ultrapassar limites pessoais. A ética é bem demonstrada nessa trama, que também traz lições de boas maneiras para treinamentos, desenvolvimentos pessoais e organizacionais.


Preparado para uma maratona de lazer com altas doses de aprendizado? Já assistiu algum desses filmes e quer dividir suas impressões? Tem sugestões de outros títulos para aumentar nossa lista? Deixe seu recado, a equipe Laços adora saber sua opinião.

Fonte: https://www.lacoscorporativos.com.br/